Absorvente Interno.
Desvendando Mitos e Tabus.
Desvendando Mitos e Tabus.
O absorvente interno significa liberdade para as mulheres; é ideal para a prática de esportes e para os dias mais agitados. Entretanto, quando se fala em absorvente interno, é muito comum aparecerem dúvidas sobre seu uso correto e restrições. Seja por medo de perder a virgindade, de sentir dor ou de não conseguir remover o produto do corpo, o fato é que muitas mulheres acabam deixando de usar uma opção muito discreta e higiênica para a proteção durante o período menstrual.
Para tentar acabar com essas dúvidas e fazer com que as mulheres aproveitem toda a comodidade que o absorvente interno proporciona, vamos esclarecer abaixo alguns dos mitos que existem sobre ele:
1-) Mulheres Virgens não podem usar Absorvente Interno.
Isso é um mito. O absorvente interno pode ser usado por qualquer mulher, desde a primeira menstruação.
O hímen, normalmente, é elástico e possui uma perfuração natural, por onde passa a menstruação. Esse “furo” é suficientemente amplo para acomodar perfeitamente o absorvente interno.
Entretanto, como existem alguns tipos de hímens diferentes, é recomendado, nos casos de virgindade, consultar um ginecologista antes de começar a usar.
2-) Absorvente Interno não pode ser usado para nadar.
Outro mito. Os absorventes Internos são projetados para que se possa usá-lo tranquilamente dentro da água e na prática de atividades físicas.
3-) Absorvente Interno obstrui o fluxo menstrual.
Mito. Como o próprio nome diz, o absorvente interno foi feito para absorver. Ele atua como uma esponja, não como um tampão. Ele é colocado debaixo do colo do útero e permite que o fluxo circule livremente do colo do útero à vagina. Ao encontrar o absorvente, o fluxo é imediatamente absorvido.
4-) Absorvente Interno tem de ser trocado toda vez que a mulher vai ao banheiro.
Também um mito. Não existe essa necessidade. A vagina, a uretra e o reto são independentes. Cada um tem sua própria abertura.
O ideal é trocar o absorvente interno de 4 em 4 horas, mas se o fluxo for muito intenso, é preciso trocar antes.
5-) Absorvente Interno pode se perder dentro do corpo.
Mais um mito. É impossível um absorvente interno se perder dentro do corpo. A ligação entre a vagina e o útero é uma abertura muito pequena, é menor que a ponta de uma caneta. O fluxo menstrual consegue sair por essa abertura, mas ela é demasiadamente pequena para permitir que o absorvente passe.
Além disso, existe uma cordinha para facilitar na hora de tirar o absorvente, é só puxar com cuidado o fio que fica do lado de fora da vagina. Caso você perca a cordinha, deve retirar o absorvente interno de dentro da vagina usando o dedo.